Você gosta de dormir depois do almoço? Talvez todo mundo sinta sono a essa hora da tarde.
Este foi o tema da tarefa 2 do Celpe-Bras 2023. Este exercício de compreensão oral da tarefa sonequinha vai ajudar você a se preparar para a prova escrita e aumentar seu vocabulário do português falado no Brasil.
A tarefa é de áudio. Enquanto ouve, tente completar o texto. Você pode interromper. Cuidado com a grafia: não se esqueça de palavras com dois SS. Veja também se o teclado do seu computador permite o cê-cedilha (ç) e o acento grave (`) que usamos com a crase.
Se a grafia estiver errada, a palavra não será aceita como correta.
Vamos à compreensão oral da tarefa sonequinha
Ouça o áudio e complete o texto com as palavras que faltam
Não deixe de ler também: Alagados – português com música
Dedo de prosa – Um tema de interesse do cidadão
(Locutor 2) Você já ouviu falar em sono bifásico? Um neurocientista inglês, no livro “Por que nós dormimos”, explica que o padrão de sono geneticamente programado para os seres humanos é o bifásico. Um longo período noturno, e um curto período durante o dia.
(Locutor 3) “Curto período de sono durante o dia”, isso mesmo. Nós estamos falando da sesta, mais conhecida como aquela sonequinha gostosa depois do almoço.
(Locutor 2) Segundo o neurocientista, o sono bifásico não tem uma origem cultural, e sim, biológica. Todos os humanos, qualquer que seja a cultura ou a localização geográfica, sofrem uma redução no seu estado de alerta no começo da tarde.
(Locutor 3) Daí a importância da soneca da tarde. Mas não é qualquer soneca. O cientista diz que uma soneca ideal, tem que ser depois do almoço, tem que ser curta, e tem que ser no sofá. Esse cochilo, e uma alimentação saudável, são os ingredientes para uma vida longa, de acordo com o especialista.
(Locutor 2) Mas você que está ouvindo Dedo de Prosa, pode estar pensando aí com seus botões: -Legal que uma sonequinha no começo da tarde é bem-vinda, mas como vou falar isso para o meu chefe.
(locutor 3) Temos que concordar, não é mesmo? A maior parte das pessoas trabalha o dia inteiro, tem um horário de almoço corrido, dificilmente consegue parar para fazer um descanso antes de voltar ao batente.
(locutor 2) Assim, sempre que possível, tirar um cochilo de no máximo 30 minutos, faz um bem danado para o corpo, além de aumentar a produtividade e a capacidade de aprender coisas novas.
(locutor 3) Mas, cuidado! Um estudo da Universidade de Harvard revela que sonecas com mais de 30 minutos podem estar ligadas a um risco 23% maior de obesidade.
(locutor 2) É, pessoas que exageram no descanso após o almoço, indo inclusive pra cama, têm risco de desenvolver pressão alta, e de ter alteração no cortisol, o hormônio que está associado ao estresse, portanto, se você conseguir incorporar a sesta à sua rotina, nada de soneca longa.
Vamos praticar também o vocabulário desta tarefa?
- sexta ⇒ número ordinal
- cesta ⇒ recipiente de vime ou de palha
- sesta ⇒ descanso após o almoço
- batente ⇒ trabalho
- pensando com meus botões ⇒ refletindo
- soneca ⇒ cochilo
- bem danado ⇒ muito bem
- dedo de prosa ⇒ conversa rápida, informal
Tomara que este artigo ajude você a se preparar com vocabulário, mas o importante é usá-lo para não se esquecer.
Até a próxima 🌞
Dúvidas ou sugestões?
foneticando.portugues@gmail.com