Cinematerna – Exercitando o vocabulário

Exercitando o vocabulário de Cinematerna com este material interativo, você vai se familiarizar com a tarefa 2 do Celpe-Bras 2014/1. 

A tarefa e o áudio estão no nosso blog. É só clicar  

Abaixo deixamos a transcrição para que você não fique com dúvidas de vocabulário.

Exercitando o vocabulário de Cinematerna

Transcrição do áudio Cinematerna

O cinematerna começou em São Paulo há cinco anos atrás e hoje está em 26 cidades do Brasil com cinquenta sessões por mês num grupo de discussão pela internet sobre parto humanizado e maternidade. Irene Nagashima contou da saudade que sentia de frequentar o cinema depois do nascimento do primeiro filho. As mães se organizaram e dez delas, com seus bebês, ocuparam uma sala de cinema em fevereiro de 2008 na capital paulista. Em agosto do mesmo ano, nasce oficialmente o Cinematerna.

– O Cinematerna começou como uma necessidade pessoal, eu sou super cinéfila, então eu tava com um bebê de cinco meses, desesperada pra ir ao cinema porque era o meu momento de lazer.

Cinematerna Tarefa 2 Celpe-Bras 2014/1

Eu ia duas a três vezes por semana pro cinema, e aí fazia cinco meses que eu não ia e tava realmente desesperada, desabafei com um grupo de mães na internet e elas falaram porque a gente não tenta ir ao cinema com os bebês.

E aí, mobilizei aquele grupo, a gente escolheu um filme, uma sessão tranquila, no meio da tarde em um dia de semana e a gente foi.

Foi maravilhoso entrar no cinema de novo, e a gente foi tomar um café e ficou conversando por quatro horas e aí a gente viu que aquele programa pra gente dava muito certo.

Era uma coisa que a gente precisava, conversar, desabafar, trocar ideias e aí resolvemos fazer aquilo por todas as semanas.

Fizemos por seis meses, até que a gente percebeu que o negócio foi crescendo, crescendo, cada vez mais gente descobrindo o grupo, só que a gente não tinha nada, assim, nenhum site, nada, e o som, luz não eram ajustadas então a gente negociou com uma rede de cinemas e ajustou tudo isso, e os parâmetros que hoje a gente tem, então uma sala um pouco mais clara, o som mais baixo, o ar condicionado que a gente monitora, trocador, isso a gente negociou e aí fundou o Cinematerna mesmo que é uma ONG e a gente faz essas sessões pelo Brasil afora, são vinte e seis cidades e mais de cinquenta sessões por mês.

E aí a nossa dedicação é toda voltada pra essas mulheres que tiveram um filho recentemente e acabam deixando a sua vida de lado pra se dedicar ao bebê.

– Como que as pessoas, as mães podem participar, o que elas têm que fazer pra participar.

– As mães, elas não precisam cadastradas no site, mas elas podem se cadastrar no site pra poder votar nos filmes, cinematerna.org.br e ao se cadastrar elas podem votar nos filmes da próxima sessão, dez dias antes da sessão acontecer.

Então ela faz a programação da própria cidade, isso é bacana, ela não precisa tá cadastrada pra vir ao cinema, ela pode simplesmente aparecer e comprar o ingresso, o ingresso é o preço normal de bilheteria, com as promoções meia entrada, tudo normal e aí ela vem pro cinema com seu bebê.

Não deixe de praticar a compreensão oral: Fake news

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.